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Transforme-se em um contador de sucesso: Como tornar-se consultor SPED

Por Jorge Campos / 19 de abril de 2019

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Contabilista

Decerto você já sonhou em ser um contador reconhecido no mercado de trabalho e assim atingir sucesso em sua carreira profissional. E para chegar a esse objetivo o caminho a ser percorrido não precisa ser necessariamente longo e árduo. Mas saiba que exige dedicação e muito estudo.

Nesse artigo vamos lhe dar dicas incríveis de como atingir o sucesso na profissão de contador sendo um consultor em projetos SPED.

Preparado para o sucesso? Vem com a gente descobrir como!

Como ser um contador de destaque

Inegavelmente o mercado contábil é muito concorrido. Segundo dados do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, existem atualmente 518.067 profissionais habilitados entre contabilistas e técnicos em contabilidade.

Então se o contador quer se destacar nesse mercado concorridíssimo ele precisa ser diferenciado.

Para a começar a se diferenciar no mercado, o contador precisa focar em alguns pontos essenciais do negócio.

Nos parágrafos abaixo vamos apresentar para você algumas dicas que vão fazê-lo ser referência no mercado em um curto prazo de tempo.

Dica #1: Menos é mais. O poder do nicho.

É provável que no início de sua carreira de contador você queira obter clientes de todos os segmentos econômicos.

Esta é uma escolha difícil, porque se você apostar as suas fichas em um determinado nicho de mercado, eventualmente, o setor pode enfrentar uma crise econômica e ela pode vir a afetar a sua carreira.

Por exemplo, digamos que você se dedique ao setor automotivo, às concessionárias e as empresas de autopeças. Numa crise do setor, você pode perder muitos clientes e, certamente, exigirá um reposicionamento de atuação.

Por isso, a melhor recomendação é que você inicie com 2 ou e setores diferentes da economia.

Pode ser aqueles que você possua mais conhecimento técnico para atuar ou, ainda, os que tenha mais afinidade.

Esse tipo de estratégia é uma forma certeira e mais célere para que você consiga atingir o objetivo de se diferenciar no mercado.

Quanto mais diversificado, menos efeitos de uma crise financeira localizada desse nicho afetará você e, com certeza, mais reconhecido como especialista você se tornará, aumentando as chances de você obter outros clientes nesse nicho.

Dica #2: Vendas e boa relação com os clientes

Enfim, se você quer obter clientes no nicho que você escolheu, você precisa vender seus serviços. Frequentar eventos do setor, fazer muito benchmarking, etc.

Entretanto essa não é uma tarefa fácil.

Para obter sucesso nessa empreitada, estude seus clientes e verifique quais são suas necessidades.

Igualmente estude os concorrentes de mercado para determinar se eles suprem ou como suprem as necessidades dos clientes.

De posse dessas informações, elabore sua proposta de serviços, destacando as vantagens e benefícios de sua proposta. Tenha um diferencial.

Para se destacar no mercado, o contador precisa ter um diferencial que o faça destacar-se dos demais concorrentes.

Esse diferencial pode ser expressado através da forma como se relaciona com os clientes.

Muitos clientes reclamam da dificuldade de serem atendidos por seus contabilistas. Portanto, seja diferente, foque em ser referência no atendimento ao cliente.

Dica #3: Viva o poder do marketing digital

O marketing digital democratizou o acesso das empresas ao marketing.

Outrossim possibilitou que empresas de diversos portes e segmentos tivessem acesso a todo poderio propiciado pelas estratégias de marketing digital.

Definido o seu nicho de mercado, elabore estratégias e ações de marketing para conseguir cada vez mais clientes dentro do segmento escolhido.

Contudo, se possível, procure auxílio de especialistas do mercado para o planejamento e a execução dessas tarefas.

Só para exemplificar: você pode ter um blog com artigos voltados para o seu nicho de mercado, de forma a divulgar seu trabalho e assim obter mais interessados em seus serviços. Em outras palavras, você conseguirá mais clientes levando conteúdo de qualidade a eles!

Dica 4: Sim! Escritório contábil é importante

Embora você possa atuar como profissional autônomo, é sabido que os clientes sentem-se mais seguros quando são atendido por uma estrutura empresarial.

Portanto, o contador que estrutura seu negócio na forma de um escritório contábil tem mais chance de sucesso.

Embora não importe o tamanho do seu escritório contábil, mas sim que efetivamente o cliente possa perceber que ele exista e seja juridicamente constituído.

Foco na legalização!

Dica #5: Incorporação de novas tecnologias no seu processo

Um ponto focal do seu negócio e que certamente vai fazê-lo diferenciar-se dos demais contadores é o atendimento ao cliente.

O contador não deve medir esforços para que seu atendimento seja diferenciado, sobretudo nos dias atuais em que a concorrência é muito alta.

Ainda mais que hoje a tecnologia oferece-nos uma série de ferramentas que podem agilizar o atendimento ao cliente.

Aplicativos de comunicação como o Skype, Hangouts e outros, permitem que você faça reuniões remotas com o seu cliente, sem que tenha que se deslocar do seu escritório.

Outros aplicativos, como o WhatsApp, podem servir de canal para recebimento de pedidos e solicitações do cliente.

O SPED como fonte de conhecimento

Sem dúvidas, as dicas apresentadas até agora vão facilitar sua diferenciação como contabilista no mercado, mas se você realmente quer ser um profissional disputado pelo mercado você precisa dominar os projetos do SPED.

O SPED, ou Sistema público de Escrituração Digital, existe desde 2007 e constitui-se em um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

Ele representa a modernização da forma de cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes ao fisco.

Agora conheças as dicas que separamos especialmente para você tornar-se um contador consultor em SPED.

Dicas de como tornar-se um consultor SPED

Dica #1: Tenha um grupo forte

Para atender as demandas dos 13 projetos do SPED, o contador consultor em SPED precisa ter um grupo forte ou, em outras palavras, altamente qualificado!

Desta forma, é muito importante que o contador e toda a sua equipe sejam capacitados para atuar nesse mercado.

Você precisa ser capaz de traduzir de forma clara e simples para seu cliente todas as exigências e dificuldades inerentes a cada projeto.

Só para exemplificar: imagine um cliente novo e importante que você conseguiu. Muito provavelmente ele não tem a menor ideia das obrigações que vai precisar cumprir com a Receita Federal ou SEFAZ de cada UF.

Assim sendo, ele depende exclusivamente de você e de sua equipe! Por isso, quanto mais capacitado e diversificado for seu grupo de trabalho, mais facilmente será cumprir as obrigações dos seus clientes.

Dica: invista em capacitação e treinamento do seu grupo.

Dica #2: Tenha uma boa fonte de conhecimento e de informações

Nesse novo mercado do SPED não dá para ficar desatualizado, já que a volatilidade das informações é constante.

As regras e os layouts para entrega das obrigações são alteradas constantemente pela Receita Federal e administrações tributárias de cada Estado.

Assim, é imprescindível possuir uma fonte de informação ágil e confiável.

Não é uma situação muito confortável alertar seus clientes em cima da hora ou, ainda, tomar conhecimento das alterações por intermédio dele.

O Site do SpedBrasil é PIONEIRO no compartilhamento de conhecimento de qualidade relacionado aos projetos do SPED.

Idealizado e dirigido por Jorge Campos, renomado especialista tributário e fiscal, é fonte de conteúdo no mercado para assuntos do SPED.

O Site possui um fórum para troca de experiências e compartilhamento de dúvidas entre seus usuários, bem como possui um excelente blog, com artigos atuais e super interessantes para os contabilistas, sendo que essas dicas e ferramentas vão deixar você antenado com todos os projetos do SPED.

Mantenha-se atualizado!

Dica #3: Tenha um posicionamento claro no mercado

Para ser conhecido no mercado, o contador precisa divulgar seus serviços, além de ter consciência de onde está inserido nesse mercado.

Desta forma, o contador precisa identificar quais são seus objetivos, bem como as necessidades de seus clientes.

E, ainda, precisa saber qual é a percepção que o mercado possui acerca da sua marca.

Nesse sentido é muito importante o conceito de “branding” para os contadores.

O conceito de “branding” é um conjunto de ações que auxiliam na gestão de uma marca.

Quando falamos de branding para contadores, é muito importante destacar que a construção da sua marca é um dos fatores essenciais para que a obtenção do reconhecimento do mercado.

Nesse sentido, vale destacar que a marca não é somente logo, site ou nome, mas sim tudo aquilo que remete a você e que te representa.

Assim, é fundamental o “branding” de sua marca, pois ele reforça a identidade e qual a mensagem que você, como contador, que passar com seus serviços.

Para facilitar seu posicionamento no mercado você pode definir alguns aspectos do seu negócio, como:

  • Missão: qual seu objetivo estratégico?
  • Visão: a longo prazo, o que você tem como objetivo?
  • Valores: quais os princípios éticos que sua marca propõe?
  • Personalidade: a que sua marca será associada?
  • Promessa: qual solução você pode passar para seu cliente?
  • Posicionamento: onde você está inserido no mercado e o que te coloca a frente de seus concorrentes?

Foque em seus objetivos de forma que seus serviços sejam cada vez mais reconhecidos no mercado, atraindo assim mais clientes.

Dica #4: Comece pequeno e cresça rápido

A maioria das empresas não começa grande!

Mas isso não significa que você não pode almejar o crescimento do seu negócio! Claro que não!

Entretanto, é evidente que para atingir o seu objetivo você vai precisar de muito planejamento, foco na execução do mesmo e uma certa dose de perseverança.

E você não pode deixar se abater ou pensar negativamente! Se esse é seu sonho, batalhe por ele, faça revisões constantes em seu planejamento para alcançar a sua meta o mais rápido possível.

Não se esqueça que para atingir esse objetivo você precisa estar capacitado!

Dica #5: Tenha um modelo de negócios

É muito importante para o desenvolvimento do seu negócio que o contador defina um modelo de negócios.

O modelo de negócios define a forma como você vai vender seus serviços e atender seus clientes.

Você pode escolher o modelo tradicional, no qual você possui uma estrutura física para atendimento de seu cliente ou ainda o modelo digital, no qual todos os serviços e contatos são realizados por meio da internet.

Conclusão

Ser um contador de sucesso depende da sua capacidade técnica, além de uma dose de empreendedorismo.

Existem ações e técnicas que podem ser utilizadas para encurtar esse caminho, mas para ser um bom consultor SPED você precisa conhecer a fundo os projetos do SPED, bem como estar sempre antenado com as novidades.

Para ser um contador de sucesso você pode contar com o SpedBrasil.

O Portal Sped Brasil

O portal Sped Brasil foi criado em 2007 e vem crescendo cada vez mais para se tornando referência no segmento.

Acima de tudo, o SPED Brasil funciona como uma empresa de conhecimento disposta a ajudar empresários, contadores e desenvolvedores.

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