Our Blog

Contabilidade na era SPED: 3 impactos disruptivos do SPED nos escritórios contábeis

Por spedbrasil / 9 de outubro de 2018

Cadastre-se em Nossa Newsletter

Receba em seu email toda semana as nossas publicações para você se manter sempre em dia sobre as atualizações do SPED.

Contabilidade

Nos últimos anos, a contabilidade sofreu profundas transformações em seus conceitos e processos. Tais transformações são decorrentes tanto das inovações digitais proporcionadas pelas novas tecnologias quanto pelas exigências impostas pelo Fisco por meio do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.

Este artigo tem como objetivo provocar profissionais contábeis para o momento profissional que vivem. Abordaremos as principais alterações nas práticas de contabilidade com a implantação dos projetos do SPED. Por fim, comunicaremos aos profissionais e a todos aqueles envolvidos com o mundo fiscal sobre o impacto das inovações digitais na área contábil.

Aliás, você profissional contábil entende o seu papel e o seu valor neste cenário de constantes inovações digitais? Continue lendo este artigo e descubra quais competências você precisa desenvolver para atuar com eficácia no novo mercado contábil da era pós SPED.

A Contabilidade antes do SPED

Em resumo, apesar da existência de alguns controles e programas informatizados, a contabilidade antes da era do SPED era quase toda manual. Os registros contábeis eram realizados em livros de papel. Posteriormente, com a informatização, os registros contábeis passaram a ser escriturados eletronicamente por meio de registros computadorizados.

O processo de escrituração eletrônica facilitou a escrituração contábil. No entanto, ainda exigia uma série de procedimentos burocráticos, como a impressão dos livros contábeis e fiscais em papel, o encadernamento em volumes, seu registro na Junta Comercial, além do armazenamento dos documentos que deram suporte fático aos registros contábeis.

Esse tipo de armazenamento é conhecido como “arquivo morto”. Basicamente, é constituído por caixas de papel onde os documentos são organizados e armazenados.

Desse modo, o modelo de armazenamento dos documentos era trabalhoso e custoso. Além de exigir muito espaço físico para o armazenamento dos documentos, ainda dificultava a localização da informação necessária. Afinal, era preciso manipular todos os documentos arquivados para a localização de um determinado documento.

A Contabilidade na era Pós SPED

Após a instituição do SPED o modelo da escrituração contábil e fiscal nunca mais foi o mesmo.

O SPED foi criado para ser o instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único – computadorizado – de informações.

Por meio do SPED, os livros e documentos que compõem a escrituração contábil e fiscal passaram a ser emitidos em forma eletrônica.

A Informação contábil na era digital

Para que pudéssemos atingir o estágio atual da contabilidade digital, o caminho foi longo e com alterações importantes nos processos contábeis.

Primeiramente, a escrituração em meio eletrônico só foi possível graças ao avanço da tecnologia que facilitou o processo da escrituração contábil. Assim, foi largamente utilizado pelas empresas contábeis.

Porém, a escrituração em meio eletrônico sofria com a falta de padronização. Cada empresa registrava as informações segundo seu próprio critério, dificultando inclusive a sua fiscalização.

Desta forma, foi preciso criar novos processos para padronização da prestação das informações ao fisco.

Os avanços ocorreram em duas frentes. Em 2007, com a instituição do SPED e, a partir de 2010, com a adoção pelo Brasil das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

Em suma, o SPED criou os mecanismos necessários para a padronização das informações para a administração tributária.

Já o IFRS adotado pelo País, introduziu-nos a uma nova prática contábil que vem se desenvolvendo gradativamente desde então.

Essa alteração de processos estabeleceu uma mudança de filosofia na elaboração de demonstrações contábeis. Afinal, o IFRS é um conjunto de normas baseado em princípios enquanto anteriormente possuíamos um modelo baseado em regras.

Detalhamento das informações

Nos dias atuais é impossível falar em contabilidade digital sem o uso de algum software para controle, armazenamento das informações e geração dos arquivos eletrônicos no formato estabelecido pelo fisco.

As principais obrigações contábeis e fiscais exigidas pelo SPED exigem informações muito detalhadas. Desse modo, é necessário que o empresário contábil invista em softwares específicos que atendam o cenário atual da contabilidade digital. Além disso, é necessário ainda readequar seus processos para o modelo vigente. E, claro, investir em treinamento e capacitação da equipe.

Tem destaque nesse novo cenário da contabilidade o papel do profissional contábil. O profissional contábil é de suma importância para a implementação e acompanhamento das normas e regras da contabilidade digital dentro das empresas brasileiras.

Habilidades necessárias

No entanto, para este profissional ter sucesso nesse novo mercado, precisa também estar totalmente preparado. Para isso, ele precisa adquirir um conjunto de habilidades para o exercício da atividade contábil.

Assim, dentre essas habilidades necessárias podemos classificar o raciocínio lógico como uma das mais importantes. Adquirir essa habilidade permitirá ao profissional da área desenvolver a capacidade de resolução de problemas complexos. Habilidade muito útil para o dia a dia do profissional que é cercado de desafios.

Como resultado, outra habilidade muito importante é o senso crítico. Através dele, o profissional conseguirá mais facilmente questionar e analisar situações e cenários de forma racional e inteligente.

Em terceiro, outra habilidade necessária para que o profissional de contabilidade possa exercer suas atividades hoje tem relação com seu nível de capacidade técnica.

O modelo atual da contabilidade digital requer grande conhecimento dos princípios e normas contábeis por parte do profissional. Estudos e capacitação técnica são constantemente exigidos e necessários.

Como toda transformação, essa mudança ocasionou uma uma enorme janela de inovação no mercado da contabilidade, Com isso, tivemos o surgimento de novos modelos de negócios que possibilitam a exploração das novas oportunidades pelos profissionais da área.

Modelos de negócios contábeis

Na continuação do artigo, você vai conhecer os principais modelos de negócios contábeis existentes no mercado.

Modelo de Negócio Tradicional

O modelo de negócio tradicional da contabilidade é realizado presencialmente, por meio de um escritório físico e uma equipe de colaboradores e especialistas para atendimento da demanda exigida.

Pelo modelo tradicional você precisa de um local físico (sala, casa) para servir de escritório, além de investimentos em móveis, instalações e equipamentos para operação.

O modelo tradicional tem um custo mais elevado que os demais. Porém, permite uma relação mais próxima com o cliente, o que pode se traduzir em uma vantagem a ser explorada.

Mesmo para o modelo tradicional, é extremamente recomendado o uso de softwares específicos para a prestação dos serviços assim como a capacitação dos colaboradores.

Contabilidade online

A Tecnologia é o instrumento da constante transformação que envolve o negócio de prestação de serviços contábeis.

Por meio dela, os processos manuais e obsoletos foram substituídos por outros automáticos e mais eficientes, dando origem a novos modelos de negócios, como por exemplo o modelo de contabilidade online, que surgiu por volta do ano de 2012.

O modelo ofereceo serviços básicos de contabilidade de uma forma rápida e fácil, ainda com um preço inferior ao praticado no modelo tradicional graças ao uso de novas tecnologias como a internet e a computação em nuvem que permitiu a redução do custo da execução de serviços contábeis básicos.

O modelo estremeceu os alicerces do modelo tradicional, tirando o sono de muitos profissionais que atuavam dessa forma. Entretanto, a concorrência foi benéfica para ambos os modelos. Afinal, o modelo tradicional reagiu ampliando o rol de serviços prestados, bem como a qualidade deste.

O modelo online permite que o profissional de contabilidade atue de forma remota, ampliando consequentemente o raio de atuação do profissional, já que teoricamente ele pode atender empresas de todo o Brasil.

Contabilidade digital

A contabilidade digital é um novo modelo de negócio para prestação de serviços contábeis que surgiu no Brasil em 2015. É fruto da união entre empresas prestadoras de serviços contábeis e seus fornecedores de tecnologia para fazer frente ao crescente modelo de contabilidade online.

Esse modelo defende que a competição entre os profissionais contábeis não deve ser pelo preço do serviço em si. Antes, deve levar em consideração o pacote de serviços que agregam valor ao negócio do seu cliente.

Sua proposta consiste em utilizar as ferramentas online para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. Assim, o modelo valoriza o uso da tecnologia na prestação dos serviços contábeis, como o uso da internet como meio para realização de tarefas contábeis e qualificação dos serviços prestados.

Desta forma, o modelo incentiva o uso de softwares específicos visando a melhoria da produtividade e a qualidade do serviço prestado.

Vantagens do modelo de contabilidade digital

Abaixo listamos algumas vantagens do modelo de contabilidade digital:

  • Aumento da produtividade: permite fazer mais em um tempo menor;
  • Melhor atendimento: possui mais canais de contato para oferecer ao cliente;
  • Mais valor agregado: permite ofertar serviços com melhor qualidade;
  • Maior oferta de serviços: permite ampliar o leque de serviços oferecidos;
  • Melhor organização e gestão do tempo: usa tecnologias para facilitar a gestão de tarefas;
  • Expansão: permite aumentar a quantidade de clientes atendidos facilmente.

Por meio desse artigo você conheceu um pouco mais sobre as transformações pelas quais a contabilidade passou nos últimos tempos até chegarmos na atual era da contabilidade digital.

Por fim, você também ficou sabendo que nos dias atuais o profissional da contabilidade devem estar sempre atualizados em relação aos princípios e as normas contábeis que regem a ciência contábil. Por isso, capacitação e treinamento são importantíssimos para o exercício da profissão, assim como as habilidades que listamos acima.

O Portal Sped Brasil

O portal Sped Brasil foi criado em 2007 e vem crescendo cada vez mais para se tornando referência no segmento.

Acima de tudo, o SPED Brasil funciona como uma empresa de conhecimento disposta a ajudar empresários, contadores e desenvolvedores.

Junte-se ao grupo pioneiro em SPED no Brasil! Cadastre-se e tenha acesso a maior fonte de conteúdo sobre SPED.

Cadastre-se em Nossa Newsletter

Receba em seu email toda semana as nossas publicações para você se manter sempre em dia sobre as atualizações do SPED.

Você também pode gostar

Top